Vós sois o sal da terra!


Ontem eu li uma meditação de Hernandes Dias Lopes[1] que combina com o que eu escrevi na introdução. O título do trecho é “O perigo da politização da Igreja”. Vou copiar o trecho e deixar ele falar, para que possam conhecer o pensamento dele e ainda comprar o seu devocional, que é muito bom! Ele escreveu o seguinte:
Sempre que a igreja se uniu ao Estado, ela perdeu sua pureza. Sempre que a igreja se envolveu com política partidária, perdeu sua visão. Algumas denominações evangélicas no Brasil tornaram-se currais eleitorais. Líderes movidos pela sede de poder loteiam os templos, manipulam seus membros, para elegerem os candidatos de sua igreja, embalados pelas piores motivações. Os candidatos são escolhidos, muitas vezes, não pela sua vocação política, preparo esmerado e ética granítica, mas pelas conveniências daqueles que o elegem, para defender não os interesses do país, mas para fazerem lobby em favor da sua igreja. Essa politização da igreja tem minado sua credibilidade e abafado sua voz profética. Lamentavelmente, as bancadas evangélicas, não raro, estão envolvidas em corrupção, semelhantemente àqueles que não têm temor a Deus. Uma igreja precisa de reforma sempre que se afasta da verdade e sempre que se descuida da ética. Como a teologia é a mãe da ética, a igreja precisa voltar-se primeiro para as Escrituras, e depois praticará o que é certo. A pobreza dos púlpitos desemboca em fraqueza de conduta. A falta de pregação fiel das Escrituras abre espaço para os descalabros morais tanto na igreja como na vida política. É necessário uma reforma na igreja!”
A voz profética da igreja é a voz do pastor, que é servo de Deus; A voz profética da igreja se ouve quando o pastor prega fielmente o que a Palavra de Deus ensina. Hoje em dia existe um movimento que diz que temos que ler a bíblia em seu contexto. Quer dizer, tanto no contexto do autor como também no contexto do leitor. Por exemplo, no contexto grego de Paulo as mulheres deveriam ser submissas aos seus maridos e por causa disso Paulo escreveu que as mulheres devem ser caladas na igreja (1 Cor. 14,34 e 1 Tim 2, 11-12).  O nosso contexto é diferente. No contexto moderno da igreja, que vive numa sociedade democrática, onde todo mundo tem o direito de falar e onde as mulheres são iguais aos homens, temos que ler a bíblia de acordo com esse contexto moderno. Por causa disso, muitas pessoas chegam a conclusão de que as ordens de calar de Paulo são antiquadas e de que nós devemos nos adaptar ao contexto moderno, deixando as mulheres falarem e pregarem na igreja.
Essa hermenêutica pós-moderna acaba com a voz profética da bíblia. Ela se adapta a cultura moderna e fica calada, enquanto deveria falar. Pior ainda: ela começa a criticar a Palavra de Deus e minar a autoridade dela. Essa não é a voz do verdadeiro profeta, porque ele ensina o caminho de Deus, de acordo com a verdade, sem se importar com quem quer que seja, porque não olha a aparência dos homens, nem das mulheres!


[1] Hernandes Dias Lopes, Sabedoria Viva (Hagnos 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Três ideias que explicam a relação entre Israel e a Igreja - Parte 2

Só salmos no culto da igreja? - Parte 3

Adolf von Harnack: O que é Cristianismo? - Parte 1