Tudo ou nada?


Na última vez, observamos como Jesus atua como o sal da terra. Ele quer preservar o casamento, frente à tentativa dos fariseus de terminar com o casamento por qualquer motivo. Jesus apontou para a ordenança boa da criação e disse que não pode se divorciar, apenas no caso de adultério. Os discípulos, ouvindo isso, reagiram rigorosamente e disseram: então é melhor não casar!

Então, Jesus é confrontado com duas extremidades a respeito do casamento; os Fariseus querem liberdade, e divórcio por qualquer motivo, e os discípulos, ouvindo que só se pode terminar o casamento no caso de adultério, correm para a outra extremidade, dizendo: então, é melhor não casar!

Como resolver isso? Jesus, como o sal da terra, quer preservar o casamento, que era uma coisa boa que Deus criou. Uma boa lembrança do paraíso, cheia de felicidade. Mas parece que, depois da queda, o casamento se transformou numa coisa ruim. O casamento sem saída parece uma prisão, ou pior ainda: UM INFERNO! É melhor não casar!

Jesus, ouvindo seus discípulos, continuou e disse: nem todos são aptos para receber este conceito, mas apenas aqueles a quem é dado! E logo depois disso ele falou sobre os três tipos de eunucos a quem não convém casar. Os primeiros dois não tem opção, mas o terceiro sim. Ele se tornou eunuco por causa do Reino dos Céus. Esse é um ponto importante nessa história: O Reino dos Céus.

Jesus quer dizer: prestem atenção: não é fácil ficar sozinho!! Nem todos são aptos a viver assim, sozinhos, sem pecar, apenas aquelas a quem é dado! E por causa disso ele fala sobre os eunucos, a quem foi dado esse conceito de não casar. Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros se tornaram eunucos, porque foram mutilados para este fim; e existe um terceiro grupo que escolheu ser assim, por causa do Reino dos céus. Eles se abstêm do casamento, porque querem se dedicar completamente ao Reino de Deus.

O apóstolo Paulo é um bom exemplo disso e ele defende isso na sua carta aos Coríntios (1 Cor. 7, 7. 32-35). “Quero que todos os homens sejam tais como também eu sou; no entanto, cada um tem de Deus o seu próprio dom; um na verdade, de um modo, outro de outro; E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo. Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado.
            O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor; mas o que casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, e assim está dividido. Também a mulher, tanto a viúva, como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito; a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido. Digo isto em favor dos vossos próprios interesses; não que eu pretenda enredar vos, mas somente para o que é decoroso e vos facilite o consagrar--vos, desimpedidamente, ao Senhor.
            Então, tanto o solteiro como também o casado tem um papel no reino de Deus. Paulo tem uma preferência para o estado de solteiro; pode ser porque ele sabe quantos problemas e preocupações os casais tem. Quem não é casado está livre disso e pode se dedicar ao Senhor. De certa maneira, Paulo tem o mesmo conceito dos outros apóstolos: não convém casar!

Vamos voltar para Jesus! Em todo caso, podemos dizer que Jesus honrou o casamento e criou espaço legal para o solteiro no reino de Deus. Existe a possibilidade de que alguém fica solteiro e se dedica ao reino dos céus. Mas se não conseguir, ele ou ela deve casar (veja Paulo em 1 Cor 7). Porque a concupiscência é um grande perigo e tentação que atrapalha muito o trabalho no reino dos céus, e pode até levar a outros pecados, que faz com que os descrentes falem mal do reino de Deus.

Pensem nos casos que houve em quase todas as igrejas; padres solteiros, pastores isolados, que abusaram alunos, crianças, ou fizeram adultério; o susto da congregação, a perturbação dos pais; o sofrimento das vítimas, que se afastam da igreja; a reação dos que estão fora; dos jornais que usam esses casos para difamar a igreja, os oficiais etc. Então, ficar solteiro não é pecado, mas, se a pessoa optar por isso, ela tem que se dedicar ao Senhor. 

As pessoas que preferem não casar devem seguir o exemplo de Cristo, que fala sobre a posição do ‘eunuco espiritual’, que não quer casar por amor ao Reino dos céus; Essa é uma boa opção que Cristo oferece. Se alguém não quer casar, porque ele (ou ela) não se sente atraído pelo outro sexo, ele deve considerar essa opção: ser como ‘eunuco’ por causa do Reino dos Céus. Quem recebe o “dom” de Deus, consegue fazer isso.

Porém, quem pratica a homossexualidade não recebeu esse “dom” de Deus. Ele segue um caminho que é contra as ordenanças que Deus colocou na criação, ele não consegue cumprir o mandato cultural de Deus, que disse ao homem: “sede fecundos e multiplicai--vos e enche a terra”. O homem que recebeu o “dom” de Deus segue o caminho de Cristo e continua solteiro por amor ao reino dos céus;

Isso não quer dizer que Jesus nos ensina que o estado de celibato é melhor que o estado do casamento! Existem pessoas que acham isso. Parece que os padres e os monges, que não são casados e que se dedicam inteiramente ao serviço do reino de Deus, estão num nível mais elevado, mais santo, mas Jesus não ensinou isso. Não é assim! Todos devem servir ao reino dos céus. Uns fazem isso por meio do casamento, outros sendo solteiros.

Observando tudo isso, parece que o casamento perdeu muito da sua glória. Os Fariseus querem a possibilidade de se divorciar por qualquer motivo; os discípulos acham que se o casamento não tem uma saída fácil, não convém casar; e Jesus confirma esse conceito, mas isso não quer dizer que Cristo despreza o casamento! Ao contrário! Cristo defendeu o casamento e ele veio para restaurar o casamento e ajudar os casais a manter o casamento santo em amor. Logo depois dessa discussão, apareceram um grupo de pais com crianças no colo. Veja como Jesus reagiu!

A reação de Jesus confirma que ele defende o casamento e abençoa o casamento! Não sei se os pais tinham participado da conversa e por causa disso se aproximam; em todo caso, eles trouxeram algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse, mas os discípulos os repreendiam. Eles ainda não tinham entendido bem o que Jesus tinha acabado de lhes ensinar. Jesus, porém disse: “Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus”.

Deus quer o casamento! Deus quer os nossos filhos e as nossas filhas. Deus criou homem e mulher e os abençoou e lhes deu condições para ser fértil e para ter filhos. Deus quer que eles encham a terra, conquistem a terra; que ela seja sujeita ao homem e à mulher; que cada família encontre um lugar para viver, trabalhar, e criar uma família.

“Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus”. Essas palavras servem em nossas igrejas para o batismo infantil. Nós levamos as nossas crianças para Cristo, porque dos tais é o Reino dos Céus. Nós levamos as nossas crianças a Cristo, porque ele é o Sal da terra, para que ele santifique e salgue os nossos filhos para que sejam sal da terra e sirvam ao Reino dos Céus.

Ps. 119: 9 De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Três ideias que explicam a relação entre Israel e a Igreja - Parte 2

Só salmos no culto da igreja? - Parte 3

Adolf von Harnack: O que é Cristianismo? - Parte 1