A agenda do sal da terra.




A AGENDA DO SAL DA TERRA


Num desses dias li uma meditação de Hernandes Dias Lopes[1], que disse:

“É preciso existir um equilíbrio entre a vida de Jesus e a nossa vida. Precisamos imitá-lo.
Viver como ele viveu. Sermos mansos e humildes de coração como ele foi. Aqueles que
foram transformados pelo evangelho não podem viver na contramão dos preceitos do
Evangelho. Não basta pregar aos ouvidos; precisamos também pregar aos olhos. Não basta
falar do Evangelho; precisamos também viver o Evangelho. Não basta ter luz na mente; é
preciso ter também fogo no coração. Não basta ortodoxia (doutrina certa); é preciso também
ortopraxia (vida certa). A conduta do cristão precisa atrair as pessoas a Cristo em vez de
afastá-las de Cristo. Sem testemunho do evangelho, a igreja torna-se sal sem sabor, e luz
debaixo de um cesto”.

Quando li, pensei: AMÉM! O autor toca um aspecto da vida Cristã que é importantíssimo para o nosso papel de ser “Sal da terra”! Muitos cristãos pregam, mas não praticam. Isso deixa a mensagem deles sem sabor e sem valor. Pais que educam seus filhos e falam boas palavras, mas não praticam o que ensinam, criam filhos que se irritam e não imitam. Tem que se ensinar amor e praticar amor; tem que ensinar a perdoar e praticar o perdão!
                Cristo era assim. Ele é O sal da terra; Ele pregou sobre o amor de Deus e ele praticou o amor de Deus. Isso é o Evangelho! Pode pegar o Evangelho de Marcos, que começa assim: “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”. E depois disso Marcos nos conta o que Jesus fez. Ele pregou o evangelho com autoridade na sinagoga de Cafarnaum e expulsou com autoridade um espírito imundo. E logo depois disso a fama dele correu em todas as direções.  Ele FALA e FAZ!
Jesus entrou na casa de Pedro e curou a sogra dele. A notícia se espalhou na cidade e no mesmo dia, à tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados. Toda a cidade estava reunida à porta. E ele curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades. Jesus pregou sobre o reino de Deus e ele praticou o reino de Deus. Em redor dele o “deserto” começou a florescer. Ele curou doentes, cegos, surdos, paralíticos e até ressuscitou uns mortos. Ele não somente falou sobre o amor de Deus, mas também aplicou este amor, e assim salgou a vida das pessoas. Ele deu sabor à vida. Ele é o Sal da terra.
                E nós precisamos imitá-lo! Nós também devemos ser sal da terra! “Peraí ” - alguém vai dizer – “Como posso imitá-lo? Ele curou doentes, cegos, surdos, paralíticos etc. Eu não tenho esse dom! Então, como imitá-lo?” O próprio Jesus nos ensina como podemos fazer isso. Vamos nos sentar aos pés do nosso mestre e ouvir o que ele nos ensina. Você encontra essa aula no Evangelho de Mateus, capítulo 25. Jesus falou sobre o grande julgamento e ele nos diz como o rei vai avaliar a nossa vida no dia final. Ele diz: “Vinde benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; preso e fostes ver-me”! São seis coisas! E com essas coisas Jesus encheu a nossa agenda. Seis dias para trabalhar e ser sal da terra e um dia para descansar!
                Quer ser Sal da terra? Então faça o que o mestre diz e coloque essas coisas em sua agenda:
1)      Procure alguém que tem fome e ofereça comida para comer;
2)      Procure alguém que tem sede e lhe ofereça água para beber;
3)      Procure alguém que é forasteiro e lhe ofereça hospedagem;
4)      Procure alguém que está sem roupas para vesti-lo;
5)      Procure alguém que está enfermo para o confortar por meio de uma visita;
6)      Procure alguém que está preso e lhe ofereça uma visita;
Seis coisas para fazer. Seis coisas pequenas, mas significantes. Você vai ver! Se tentar cumprir a sua agenda com essas coisas pequenas, uma grande parte do dia vai passar. Seis dias para trabalhar; seis dias para seguir o mestre e ser Sal da terra. E o sétimo dia serve para descansar.
Falando sobre o sal da terra e a luz do mundo, Jesus disse: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”! O sétimo dia da sua agenda serve para isso. Para glorificar a Deus! O alvo final de ser o Sal da terra é esse, que saneamos a vida em redor de nós, para que as pessoas vejam a obra de Deus e glorifiquem o Pai, que está nos céus!



[1] Hernandes Dias Lopes, Sabedoria Viva (2018), p. 157

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Três ideias que explicam a relação entre Israel e a Igreja - Parte 2

Só salmos no culto da igreja? - Parte 3

Adolf von Harnack: O que é Cristianismo? - Parte 1